Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Direção do HCR fala sobre atendimentos durante a Pandemia de Covid-19

Atendendo a convocação do poder Legislativo, o Diretor do Hospital cristo Redentor, Marcelo Borghetti, esteve participando da sessão ordinária desta segunda-feira, 05 de julho.

Borghetti falou sobre os atendimentos prestados pelo HCR, especialmente quanto aos casos verificados durante a Pandemia de Covid-19. Segundo os dados apresentados, as ações tomadas pela direção do Hospital foram sempre em conjunto com o COE e Secretaria de Saúde e uma das maiores dificuldades no início da Pandemia foi a propagação de fake News.

“Trocávamos ideias por videoconferência com médicos da Itália porque precisávamos evitar as Fake News e buscar as fontes seguras para chegarmos a um tratamento que fosse o mais assertivo possível. Ainda assim não se tem um tratamento 100% garantido e perdemos muitas vidas, mas essa troca de experiências foi muito importante e indispensável para que tivéssemos um norte do que e de como fazer”, explica Marcelo.

Segundo os registros do Hospital, o primeiro atendimento de coronavírus foi confirmado em 21 de março de 2020. Após isso, houve pico de internações em três oportunidades: maio daquele mesmo ano com pouco mais de 20 hospitalizados e nos dias 11 de março e 10 de junho de 2021, com 30 casos sendo tratados ao mesmo tempo.
Os números levantados até o momento revelam que já ocorreram 646 internações de pacientes/Covid no HCR Marau. Destes, 515 receberam alta, 90 foram transferidos para outros hospitais e 41 pessoas entraram em óbito.

Marcelo também apresentou uma prestação de contas dos valores recebidos e investidos até agora. Os números estão disponíveis detalhadamente na página https://www.hcrmarau.com.br/prestacao-contas-covid , inclusive com a relação de doadores.

hcr 1

 

 

Quem pode ter acesso às sessões da Câmara Municipal?

Todos têm livre acesso a Câmara Municipal, a casa do povo.

Até que ponto tenho acesso a informações diversas da casa?

Todos têm livre acesso a informações, conforme a Lei Federal de Acesso a Informação.

Quantos vereadores compõem a Câmara de uma cidade?

O número de vereadores deve ser proporcional à quantidade de habitantes do município. A Constituição estabelece que em municípios com até 15 mil habitantes podem haver 09 (nove) vereadores. Municípios que tem de 15 mil até 30 mil habitantes podem ter 11 (onze) vereadores. Municípios com mais de 30 mil até 50 mil habitantes podem ter até 13 (treze) vereadores. Marau, no entanto, segue tendo 9 vereadores.

Como são definidos os suplentes?

Os lugares conquistados em cada partido serão daqueles candidatos que alcançarem o maior número de votos. Já os demais, que não obtiveram um lugar na Câmara, serão proclamados suplentes. A classificação na lista de suplentes – ou seja, a designação de quem tem "prioridade" para assumir o posto de vereador caso haja necessidade – tem por base a quantidade de votos nominais que tenham recebido. Os suplentes são convocados na hipótese do vereador titular não tomar posse do mandato dentro do prazo legal, ou ter declarada a perda de seu mandato, ou ainda caso o titular se licencie.

Um vereador tem imunidade parlamentar?

Não. Vereador tem inviolabilidade. Essa inviolabilidade, como determina o art. 29, VIII da Constituição Federal, o protege por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do seu município.

O que é exigido para se candidatar a vereador?

Ser alfabetizado, ter nacionalidade brasileira, gozar o pleno exercício dos direitos políticos, estar listado eleitoralmente, ter domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano, ser filiado há mais de um ano a um partido político e ter no mínimo 18 anos (no dia da eleição).