Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Vereadora Adriela recebe premiação

Em cerimônia realizada durante jantar festivo, no dia 14 de agosto de 2021, no salão dos espelhos no clube do comércio, na cidade de Porto Alegre, a professora e vereadora Adriela Balotin Tonin, foi homenageada com o troféu bronze no “Prêmio Mulher 2021.”

O evento é organizado pelo jornalista gaúcho Saul Júnior em parceria com a Lester Empresa de Eventos, Comunicação e Pesquisa, e apoio do Clube do Comércio de Porto Alegre.

O prêmio tem como principal objetivo reconhecer mulheres que fazem a diferença em suas profissões e na sociedade, nas diferentes Regiões do Estado do Rio Grande do Sul.
Ao todo, o evento contou com 16 agraciadas, de cidades como Passo Fundo, São Luiz Gonzaga, Serafina Correa, Caxias do Sul, Porto Alegre, entre outras. Após a solenidade, as agraciadas foram recebidas no Hotel Plaza San Rafael, onde pernoitaram.

“Este reconhecimento, a nível estadual, já seria muito valioso por si só, porém recebê-lo em um momento tão difícil, de pandemia mundial, confirma que somos fruto das nossas oportunidades e que estamos no caminho certo. Mas também, reforça o compromisso e a responsabilidade de buscar ser cada vez melhor. Sendo também, um incentivo para a nossa dedicação diária, mesmo frente às adversidades”, disse a Vereadora Adriela.

A pesquisa sobre as agraciadas é realizada por profissionais da Lester Eventos entre jornais do interior e da Capital do Estado, na internet e em outras fontes de informação, englobando a atuação profissional e social das homenageadas em todo o Rio Grande do Sul.

adriela

 

Quem pode ter acesso às sessões da Câmara Municipal?

Todos têm livre acesso a Câmara Municipal, a casa do povo.

Até que ponto tenho acesso a informações diversas da casa?

Todos têm livre acesso a informações, conforme a Lei Federal de Acesso a Informação.

Quantos vereadores compõem a Câmara de uma cidade?

O número de vereadores deve ser proporcional à quantidade de habitantes do município. A Constituição estabelece que em municípios com até 15 mil habitantes podem haver 09 (nove) vereadores. Municípios que tem de 15 mil até 30 mil habitantes podem ter 11 (onze) vereadores. Municípios com mais de 30 mil até 50 mil habitantes podem ter até 13 (treze) vereadores. Marau, no entanto, segue tendo 9 vereadores.

Como são definidos os suplentes?

Os lugares conquistados em cada partido serão daqueles candidatos que alcançarem o maior número de votos. Já os demais, que não obtiveram um lugar na Câmara, serão proclamados suplentes. A classificação na lista de suplentes – ou seja, a designação de quem tem "prioridade" para assumir o posto de vereador caso haja necessidade – tem por base a quantidade de votos nominais que tenham recebido. Os suplentes são convocados na hipótese do vereador titular não tomar posse do mandato dentro do prazo legal, ou ter declarada a perda de seu mandato, ou ainda caso o titular se licencie.

Um vereador tem imunidade parlamentar?

Não. Vereador tem inviolabilidade. Essa inviolabilidade, como determina o art. 29, VIII da Constituição Federal, o protege por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do seu município.

O que é exigido para se candidatar a vereador?

Ser alfabetizado, ter nacionalidade brasileira, gozar o pleno exercício dos direitos políticos, estar listado eleitoralmente, ter domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano, ser filiado há mais de um ano a um partido político e ter no mínimo 18 anos (no dia da eleição).