Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Câmara lança o Projeto “Marau era Assim”

Em ato simples realizado na manhã desta quinta-feira, 21, a Câmara de Vereadores, em parceria com o MOT e Cedil do HCR, lançou o “Marau era Assim”. Um projeto idealizado pelo casal Candice Campos e Arthur Rodrigues, que foi abraçado pelo Legislativo.

O “Marau era Assim” tem como objetivo fazer a história se expandir para ruas, parques e praças. Um roteiro com 20 pontos específicos foi montado. Em cada um deles, um totem com QRCODE é disponibilizado para que os marauenses possam acessar de seus celulares e conferir a história por trás daquele local e as transformações que aconteceram ali ao longo do tempo.

“Quando assumi a presidência da Câmara, sempre disse que um dos meus objetivos era aproximar ainda mais o nosso poder Legislativo da comunidade. Fazer com que as pessoas vejam que a câmara não é só o lugar onde os Vereadores votam Leis, mas que nós também estamos engajados em ações que visam o desenvolvimento, a cultura, o turismo, o lazer, o bem-estar da nossa população. Quando o Arthur e a Candice me procuraram pra falar sobre esse projeto, a gente prontamente buscou as alternativas legais pra poder estar junto apoiando essa ideia. Acreditamos ser um projeto que vai valorizar nossa história, estimular nosso turismo e ainda embelezar ainda mais a nossa cidade”, explica o Presidente Vaguinho Daré.

Além do roteiro pelas ruas, a ideia também é fazer do “Marau era Assim” uma exposição itinerante, estando presente em eventos, escolas e feiras. 

“É um projeto para a comunidade e nós queremos fazer uma convocação aos marauenses. Quando você passar por um totem, acesse, leia, divulgue, faça também uma foto, poste com a hashtag #maraueraassim e vamos todos juntos compartilhar a nossa cidade”, finalizou o Presidente Vaguinho.

marau era assim 3

 

Quem pode ter acesso às sessões da Câmara Municipal?

Todos têm livre acesso a Câmara Municipal, a casa do povo.

Até que ponto tenho acesso a informações diversas da casa?

Todos têm livre acesso a informações, conforme a Lei Federal de Acesso a Informação.

Quantos vereadores compõem a Câmara de uma cidade?

O número de vereadores deve ser proporcional à quantidade de habitantes do município. A Constituição estabelece que em municípios com até 15 mil habitantes podem haver 09 (nove) vereadores. Municípios que tem de 15 mil até 30 mil habitantes podem ter 11 (onze) vereadores. Municípios com mais de 30 mil até 50 mil habitantes podem ter até 13 (treze) vereadores. Marau, no entanto, segue tendo 9 vereadores.

Como são definidos os suplentes?

Os lugares conquistados em cada partido serão daqueles candidatos que alcançarem o maior número de votos. Já os demais, que não obtiveram um lugar na Câmara, serão proclamados suplentes. A classificação na lista de suplentes – ou seja, a designação de quem tem "prioridade" para assumir o posto de vereador caso haja necessidade – tem por base a quantidade de votos nominais que tenham recebido. Os suplentes são convocados na hipótese do vereador titular não tomar posse do mandato dentro do prazo legal, ou ter declarada a perda de seu mandato, ou ainda caso o titular se licencie.

Um vereador tem imunidade parlamentar?

Não. Vereador tem inviolabilidade. Essa inviolabilidade, como determina o art. 29, VIII da Constituição Federal, o protege por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do seu município.

O que é exigido para se candidatar a vereador?

Ser alfabetizado, ter nacionalidade brasileira, gozar o pleno exercício dos direitos políticos, estar listado eleitoralmente, ter domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano, ser filiado há mais de um ano a um partido político e ter no mínimo 18 anos (no dia da eleição).