Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Mulheres recebem o Troféu Angelina Rodegheri do Legislativo

Três mulheres de reconhecido valor comunitário. Gedi Maria Zanin Durante, Margarida Cerato Santin e Albina Fontana Rigo receberam uma justa homenagem durante a sessão alusiva ao Dia Internacional da Mulher, na noite de segunda-feira (19/03).

A solenidade aconteceu no plenário da Câmara que lotou com a presença de familiares e autoridades. Na mesa de honra, além das homenageadas, também falaram os Vereadores Zigomar Zanin, Adriela Balotin Tonin e Marciano Aguirre, o Vice-prefeito Rui Gouvêa e o Presidente da casa, Vilmo Perin Zanchin.
Anualmente, no mês de março, o legislativo presta esta homenagem às mulheres que se destacaram ou se destacam em suas atividades, com entrega do troféu Angelina Rodegheri. O troféu foi instituído a partir do decreto legislativo nº07/2006 de autoria do vereador Anderson Rodigheri.

Discursos Emocionados

Gedi Zanin Durante foi a primeira agraciada da noite, indicada pelo PSB. Gedi é filha de Horalino Zanin e Diva Maria Piton Zanin. É casada com Ildo Durante e tem duas filhas: Mariê e Laís. Começou muito cedo nas atividades comunitárias. Aos 15 anos foi catequista e participava ativamente do grupo de jovens da comunidade do Gramadinho. Mas foi no sindicalismo que gedi atuou de forma mais ativa, quando em 1984 iniciou como liderança jovem. Atualmente faz parte do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marau. “Minha trajetória é de muita luta. Precisei abdicar de muitas coisas para seguir neste caminho do sindicalismo, sempre batalhando pelo coletivo. Devo tudo o que alcancei até hoje à minha família e principalmente a Deus”, disse.

Margarida Cerato Santin foi a homenageada do Progressistas. Ela casou-se em 1966 com José João Santin, ex-prefeito de Marau. Tem três filhos: Ricardo, Rossano e Thomás, e seis netos. Gosta muito de estudar e é fascinada pela leitura. Ao subir à tribuna, ela relatou as dificuldades que a família enfrentou durante as mudanças de residência e deixou uma mensagem muito emocionada às mulheres presentes. “Me dirijo agora às mulheres mães, principalmente às mães de crianças especiais. Ser mãe é um dom divino. E ser mãe de uma criança especial, é o mesmo que cuidar de um anjo. É uma doação, uma entrega, um amor muito grande. Sou uma pessoa privilegiada em ter a família que tenho. Agradeço este momento ao meu esposo, meus filhos, netos e todos vocês por terem me escolhido”, encerrou.

A bancada do MDB indicou à honraria a Senhora Albina Fontana Rigo, de 90 anos. Nascida no dia 17 de dezembro de 1927, em Água Santa, Albina é filha de Luis e Hermínia Fontana e mãe de oito filhos. Foi catequista, fazia bolos e decorações para os casamentos e na área da saúde, aplicava injeções e fazia curativos. Mora sozinha, cozinha, borda, faz crochê e recebe muitas visitas, até porque é a única tia da família de doze irmãos. A neta Angelise Longo fez uso da palavra representando a avó. “A única palavra que nossa família tem para este momento é Gratidão. Precisamos agradecer por termos esta vó, mãe, amiga e conselheira. Agradecer a cada um de vocês Vereadores, especialmente à bancada do MDB por terem a escolhido. Nós sabemos o quanto ela é merecedora. Uma mulher batalhadora, que sofreu muito na vida, mas que superou tudo com amor. Chegar a esta idade, com a sua lucidez, paz de espírito e dedicação, é o que todos nós sonhamos”, disse.

Encerrando a sessão, o Presidente Vilmo homenageou as presentes, ressaltando o papel da mulher na sociedade. “O dia 08 de março é um marco simbólico do grito por justiça e igualdade. Este dia representa a oportunidade de externar nosso reconhecimento da importância de um ser humano sublime e singular. Mas a grandeza da mulher transcende este dia. A grandeza da mulher vai muito além. A sociedade evoluiu com muito mais rapidez quando a mulher se tornou protagonista de sua própria história e da história da humanidade. Parabéns às mulheres marauenses. Parabéns Gedi, Margarida e Albina pelo exemplo que nos deixam”, finalizou.
A noite ainda teve um brilho especial com as apresentações da Vereadora Josiane Bedin, interpretando grandes sucessos da música brasileira.

Angelina

 

 

Quem pode ter acesso às sessões da Câmara Municipal?

Todos têm livre acesso a Câmara Municipal, a casa do povo.

Até que ponto tenho acesso a informações diversas da casa?

Todos têm livre acesso a informações, conforme a Lei Federal de Acesso a Informação.

Quantos vereadores compõem a Câmara de uma cidade?

O número de vereadores deve ser proporcional à quantidade de habitantes do município. A Constituição estabelece que em municípios com até 15 mil habitantes podem haver 09 (nove) vereadores. Municípios que tem de 15 mil até 30 mil habitantes podem ter 11 (onze) vereadores. Municípios com mais de 30 mil até 50 mil habitantes podem ter até 13 (treze) vereadores. Marau, no entanto, segue tendo 9 vereadores.

Como são definidos os suplentes?

Os lugares conquistados em cada partido serão daqueles candidatos que alcançarem o maior número de votos. Já os demais, que não obtiveram um lugar na Câmara, serão proclamados suplentes. A classificação na lista de suplentes – ou seja, a designação de quem tem "prioridade" para assumir o posto de vereador caso haja necessidade – tem por base a quantidade de votos nominais que tenham recebido. Os suplentes são convocados na hipótese do vereador titular não tomar posse do mandato dentro do prazo legal, ou ter declarada a perda de seu mandato, ou ainda caso o titular se licencie.

Um vereador tem imunidade parlamentar?

Não. Vereador tem inviolabilidade. Essa inviolabilidade, como determina o art. 29, VIII da Constituição Federal, o protege por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do seu município.

O que é exigido para se candidatar a vereador?

Ser alfabetizado, ter nacionalidade brasileira, gozar o pleno exercício dos direitos políticos, estar listado eleitoralmente, ter domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano, ser filiado há mais de um ano a um partido político e ter no mínimo 18 anos (no dia da eleição).