Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Marauense Antônio Roso recebe a maior distinção do Parlamento Gaúcho

Ao final da tarde de quarta-feira (15), a Assembleia Legislativa fez a entrega da Medalha do Mérito Farroupilha ao empresário Antônio Roso, por proposição do deputado Vilmar Zanchin (MDB). O deputado Juliano Roso (PCdoB), 1º vice-presidente da AL, representou o presidente Marlon Santos (PDT) na cerimônia, que aconteceu no salão Júlio de Castilhos. Entre as autoridades que prestigiaram o evento, o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Odacir Klein, representando o governador José Ivo Sartori. Igualmente presente, o deputado Sérgio Turra (PP).

Liderada pelo Prefeito Iura Kurtz, uma comitiva de lideranças de Marau estiveram prestigiando a solenidade: o Presidente da Câmara de Vereadores, Vilmo Zanchin, o Presidente da ACIM, Paulo Volff, os vereadores Zigomar Zanin e Josiane Bedin, secretários municipais, diretoria do HCR e imprensa local.

Na sua manifestação, o deputado Zanchin lembrou que, ao longo de uma legislatura, cada parlamentar pode apresentar somente um nome para receber a homenagem. “Constitui-se, portanto, num momento único, revestido da mais alta importância. E, exatamente por ser uma deferência especial, voltei os olhos à minha região, para dentro de casa. Daí a escolha por alguém que pudesse ser contemplado com esta honraria, com grande significado à comunidade”, justificou, dirigindo-se ao homenageado.

Assim, prosseguiu, “é uma honra o convívio com uma figura que serve de modelo para quem é empresário e exemplo de altruísmo, pelo trabalho social que realiza, caro Antônio Roso. O senhor, que nasceu na Linha 18 Roso, no interior do interior do Rio Grande, de família numerosa, de descendentes de italianos, gente que tem no DNA o gosto pelo trabalho. Esta honraria, caro Roso, quem lhe presta é a sociedade gaúcha, representada nesta Casa. Fico muito feliz em poder estar aqui em nome da minha terra e nossa região, e propor esta distinção”, sublinhou o emedebista.


Fonte e foto: agência de notícias AL. Celso Luiz Bender - MTE 5771 Foto: Marcelo Bertani

1

Quem pode ter acesso às sessões da Câmara Municipal?

Todos têm livre acesso a Câmara Municipal, a casa do povo.

Até que ponto tenho acesso a informações diversas da casa?

Todos têm livre acesso a informações, conforme a Lei Federal de Acesso a Informação.

Quantos vereadores compõem a Câmara de uma cidade?

O número de vereadores deve ser proporcional à quantidade de habitantes do município. A Constituição estabelece que em municípios com até 15 mil habitantes podem haver 09 (nove) vereadores. Municípios que tem de 15 mil até 30 mil habitantes podem ter 11 (onze) vereadores. Municípios com mais de 30 mil até 50 mil habitantes podem ter até 13 (treze) vereadores. Marau, no entanto, segue tendo 9 vereadores.

Como são definidos os suplentes?

Os lugares conquistados em cada partido serão daqueles candidatos que alcançarem o maior número de votos. Já os demais, que não obtiveram um lugar na Câmara, serão proclamados suplentes. A classificação na lista de suplentes – ou seja, a designação de quem tem "prioridade" para assumir o posto de vereador caso haja necessidade – tem por base a quantidade de votos nominais que tenham recebido. Os suplentes são convocados na hipótese do vereador titular não tomar posse do mandato dentro do prazo legal, ou ter declarada a perda de seu mandato, ou ainda caso o titular se licencie.

Um vereador tem imunidade parlamentar?

Não. Vereador tem inviolabilidade. Essa inviolabilidade, como determina o art. 29, VIII da Constituição Federal, o protege por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do seu município.

O que é exigido para se candidatar a vereador?

Ser alfabetizado, ter nacionalidade brasileira, gozar o pleno exercício dos direitos políticos, estar listado eleitoralmente, ter domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano, ser filiado há mais de um ano a um partido político e ter no mínimo 18 anos (no dia da eleição).