Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Sessão Solene celebra Festa Italiana e 10 anos da Rota das Salamarias

A Câmara de Vereadores comemorou mais uma Festa Italiana. Em sessão solene realizada na noite de ontem, 06/04, no Casa Camera Ristorante, o Legislativo prestou homenagem aos imigrantes italianos e aos 10 anos de fundação da Rota das Salamarias.

Vindos de terras distantes, os imigrantes fizeram prosperar cidades, construíram escolas, igrejas, restaurantes, hospitais e cultivaram a terra. Em busca de novos horizontes, famílias inteiras trouxeram seus hábitos, seus costumes, sua religiosidade, formação profissional, e enriqueceram a cultura brasileira.
A rainha das festividades deste ano, Senhorita Giovana Mognon, abriu os pronunciamentos da noite falando justamente sobre “La Famiglia”, tema da 30ª Festa Italiana. Também fizeram uso da palavra, representando suas bancadas, os Vereadores Anderson Rodigheri, Adriela Balotin Tonin e Zigomar Zanin.

O Prefeito Iura Kurtz igualmente deixou sua mensagem. "É um momento especial para agradecer a todos que engrandecem esse Município. Momento para falar bem de Marau, do nosso povo e da nossa história”, disse.
Em seu discurso, o Presidente Vilmo Perin Zanchin ressaltou a saga dos imigrantes italianos e sua contribuição para o desenvolvimento do RS e Brasil. “Ao longo de quase um século e meio, italianos e brasileiros não apenas experimentam um convívio que se alicerça no respeito mútuo e na admiração recíproca, mas dão ao mundo um admirável exemplo de união, de integração étnica e de intercâmbio cultural. São esses homens e mulheres que escreveram ontem — e escrevem hoje — algumas das mais belas páginas da história do Brasil. E a eles, a nossa gratidão, o nosso respeito e a nossa homenagem”, disse. Também enalteceu a importante trajetória da Rota das Salamarias, hoje reconhecida em todo território estadual. “Uma entidade que nasceu há 10 anos e que mesmo tão jovem, já assume papel tão importante na história de Marau. Eu estive presente no nascimento da Associação. Mais do que isso, fui eu quem redigiu a primeira ata, a ata de criação da Rota das Salamarias, aqui no porão da propriedade do Senhor Valdir Câmera. Naquela época nós já sabíamos do potencial da Rota e apostamos forte nisso. O resultado está aí”, concluiu.

Ao final da solenidade, uma placa contendo a ata de fundação da Associação foi descerrada na entrada do Casa Camera e os associados receberam um quadro retratando os “primeiros passos” da Rota.

Foto 82

 DSC03690

01

 DSC036602

ata

Quem pode ter acesso às sessões da Câmara Municipal?

Todos têm livre acesso a Câmara Municipal, a casa do povo.

Até que ponto tenho acesso a informações diversas da casa?

Todos têm livre acesso a informações, conforme a Lei Federal de Acesso a Informação.

Quantos vereadores compõem a Câmara de uma cidade?

O número de vereadores deve ser proporcional à quantidade de habitantes do município. A Constituição estabelece que em municípios com até 15 mil habitantes podem haver 09 (nove) vereadores. Municípios que tem de 15 mil até 30 mil habitantes podem ter 11 (onze) vereadores. Municípios com mais de 30 mil até 50 mil habitantes podem ter até 13 (treze) vereadores. Marau, no entanto, segue tendo 9 vereadores.

Como são definidos os suplentes?

Os lugares conquistados em cada partido serão daqueles candidatos que alcançarem o maior número de votos. Já os demais, que não obtiveram um lugar na Câmara, serão proclamados suplentes. A classificação na lista de suplentes – ou seja, a designação de quem tem "prioridade" para assumir o posto de vereador caso haja necessidade – tem por base a quantidade de votos nominais que tenham recebido. Os suplentes são convocados na hipótese do vereador titular não tomar posse do mandato dentro do prazo legal, ou ter declarada a perda de seu mandato, ou ainda caso o titular se licencie.

Um vereador tem imunidade parlamentar?

Não. Vereador tem inviolabilidade. Essa inviolabilidade, como determina o art. 29, VIII da Constituição Federal, o protege por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do seu município.

O que é exigido para se candidatar a vereador?

Ser alfabetizado, ter nacionalidade brasileira, gozar o pleno exercício dos direitos políticos, estar listado eleitoralmente, ter domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano, ser filiado há mais de um ano a um partido político e ter no mínimo 18 anos (no dia da eleição).