Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Notícias

"O sentimento é de estar cumprindo com meu dever"

Encerramos o primeiro semestre de 2021. No comando do Legislativo, o Presidente Ademir Durante fala sobre o andamento das atividades até aqui e o que esperar nos próximos seis meses do ano . Confira:

1 – Como o senhor avalia o primeiro semestre de trabalhos à frente do legislativo marauense?
Tem sido muito importante e significativo estar no comando da Câmara neste momento de retomada para todos. O sentimento é de estar cumprindo com meu dever. Tivemos perdas e algumas dificuldades no início, mas agora as coisas já estão alinhadas e com ajuda da minha equipe, Secretaria e bancadas estamos conduzindo bem tanto a parte administrativa quanto o processo Legislativo.

2 – Quais os principais projetos que tramitaram na Casa nestes primeiros meses?
Sem dúvida os projetos que visam o enfrentamento da Pandemia de Covid 19 foram os mais importantes para nós e para a comunidade: repasse aos hospitais da região e de Marau, Projeto Juro Zero, autorização de compra de vacinas e tantos outros. Mas são muitas as matérias que discutimos toda semana, cada uma tem sua relevância e é igualmente necessária para o avanço da cidade.

3 – A Câmara de Vereadores deve realizar neste ano mais uma edição do Projeto Vereador Mirim. Por que você considera importante promover esse projeto junto às escolas do município?
O Projeto Vereador Mirim, além de envolver as crianças e jovens e incentivá-los a conhecer e entender a política, acaba também despertando o espírito de liderança deles, que é muito importante. Toda a rede de ensino do município participa e o retorno que temos destas crianças é surpreendente. Estamos ansiosos para o início.

4 - Quais os eventos e ações programados pelo Legislativo para o segundo semestre, além do projeto Vereador Mirim?
Ainda estamos muito cuidadosos nesta questão de eventos, em função dos cuidados necessários diante da Pandemia. Mas tudo ocorrendo bem, devemos promover agora em setembro duas solenidades: a da Pátria, em comemoração ao 7 de setembro; e a Farorupilha, em comemoração ao Dia do Gaúcho. Além destas, pretendemos realizar as homenagens do Dia do Vereador em outubro e do Vereador Mirim, como já mencionamos.

5 – De que forma a casa legislativa tem atuado no ano de 2021 no que se refere à pandemia? O que já “voltou ao normal” no funcionamento das atividades?
Estamos procurando agir com responsabilidade e observando os protocolos vigentes no Estado e município. Aqui na sede do Legislativo funcionários e visitantes devem usar máscara sempre. O plenário está com limitação de público e demarcação de locais para quem frequenta, mantendo o distanciamento social. Álcool gel e spray estão dispostos em todos os cantos. Neste último mês realizamos a primeira solenidade em 15 meses. E optamos por fazê-la na Casa da Cultura, onde o espaço é maior, e sem presença de público. Acho que isso demonstra que estamos comprometidos em primeiro lugar com a saúde e segurança de todos.

semestre