Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Notícias

Moção contrária à privatização da Corsan e Banrisul

O plenário do Legislativo aprovou por unanimidade a moção de autoria da Bancada do MDB, que se manifesta contrária à privatização da Corsan e do Banrisul.

A possibilidade de privatização de ambos ganhou força nos últimos meses, o que despertou a preocupação de servidores. “Nós apoiamos a campanha estadual em defesa ao banco público e CORSAN e solicitamos à Assembleia Legislativa do RS que não aprove qualquer proposta de federalização, privatização e alienação, sem antes se ter uma definição concreta sobre a situação em que ficarão todos os municípios que dispõe destes serviços de suma importância para a sociedade”, explica o líder da bancada emedebista na Câmara, Vereador Jonas Sebben.

No que se refere à Corsan, o texto da moção fala que “a água é um bem público. O saneamento básico está diretamente ligado à saúde da população e deixar a água que consumimos e a gestão indireta de mecanismos que afetam a nossa saúde em mãos privadas, visando gerar lucros aos acionistas e não bem-estar à população é um crime de lesa-humanidade”. Sobre o Banrisul, a matéria enfatiza que “o banco doa Gaúchos dá suporte a todos os setores da economia e presta atendimento onde os demais bancos comerciais não visualizam lucratividade”, ressaltando que “a função social exercida pelo BANRISUL é imprescindível para o desenvolvimento do Estado”.

A moção aprovada, além de ser encaminhada à Assembleia Legislativa, também será levada ao conhecimento do Governador Eduardo Leite.

privatiza