Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Notícias

Poder público, ACIM, DAER e proprietários discutem faixa de domínio na ERS 324

Uma nova reunião sobre a faixa de domínio e os acessos da ERS 324 em Marau foi realizada na noite de ontem, na Casa da Cultura. O DAER notificou 138 empresas localizadas às margens da rodovia no município. Desde então, a Acim, Prefeitura Municipal e DAER trabalham em um projeto para regularizar a situação.

A audiência pública desta semana reuniu representantes do DAER de Porto Alegre, inclusive com a participação do diretor geral, Rogério Uberti. Na oportunidade, detalharam questões do processo, explicaram o que acontece com quem adere e com quem não adere ao projeto e formalizaram a parte final antes das adesões.

Foram notificados todos os empresários ou moradores que possuem estabelecimentos ou residências com acessos diretamente pela ERS 324, ou dentro da faixa de domínio do DAER.

Quem não pode participar do encontro deve comparecer na ACIM até a próxima segunda-feira, dia 02 de abril, para informar os dados para a adesão. Quem não aderir ao programa poderá sofrer multas, judicialiazação de processos e inclusive barreiras que podem impedir os acessos aos estabelecimentos. O prazo para finalização do projeto é de 30 dias, sendo que dentro desse prazo é preciso ter todas as adesões assinadas. Quem não aderir dentro dos 30 dias ficará inadimplente com o Estado.
“É a forma que a Associação e o poder público encontraram de poder auxiliar estes proprietários. Queremos estar ao lado da população, buscando a melhor saída para que ninguém saia prejudicado”, avaliou o Presidente do Legislativo, Vereador Vilmo Perin Zanchin, que também participou do encontro.

O Prefeito Iura Kurtz pontuou que os Lindeiros terão que fazer investimentos, mas o Poder Público contribuirá com estradas secundárias as margens da rodovia. No entanto, ele explica que a Prefeitura fará a abertura da via paralela e o empreendedor fica responsável por fazer a calçada em frente ao estabelecimento. Além disso, explicou que a faixa de domínio do DAER passou de 35 para 20 metros. Com isso, o município ganha 15 metros e muitos Lindeiros ficam em situação regular.

 

*Com informações da Rádio Vang FM

vilmo