Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Notícias

Câmara de Marau apoia o Outubro Rosa

Em 2018, a campanha Outubro Rosa tem como tema "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?". O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama e desmistificar conceitos em relação à doença.

A campanha enfatiza a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; mostra a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; esclarece os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento e informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

A Câmara de Vereadores aderiu ao movimento substituindo suas cores tradicionais de logomarca pela cor Rosa. Para o Presidente Vilmo Perin Zanchin, “o movimento ajuda a conscientizar as mulheres acerca da prevenção e do diagnóstico precoce e também a desmistificação da doença, pois quanto mais falamos, mais saberemos lidar com a doença e mais encontraremos apoio”, declarou.

As Vereadoras Josiane Bedin e Adriela Balotin Tonin também destacam a importância da campanha, especialmente sob a ótica feminina. “Prevenir é sinônimo de amar-se. O Outubro Rosa lembra da importância de tomarmos cuidado com a nossa saúde. Nós mulheres conhecemos mais do que ninguém o nosso corpo, aumente o amor próprio, cuide-se e previna-se. Garanta uma melhor qualidade de vida”, enfatiza a Vereadora Josiane.

A Secretaria Municipal de Saúde desenvolve atividades para marcar o mês. No setor de Especialidades estão sendo agendados diariamente os exames Preventivos de câncer de colo de útero. Todas as unidades de saúde estão com material informativo e orientando pacientes. E no dia 17, próxima quarta-feira, uma  palestra acontece na Casa da Cultura abordando o tema. Em parceria com o HCR, o evento iniciará às 19h30min e terá como tema “Saúde da Mulher- de outubro a outubro”. O assunto será trabalhado pela Médica Mastologista, Dra. Carolina Rosa, pela Médica Oncologista, Dra. Júlia Pastorello e pela Psicóloga, Jaqueline Moreira.  Logo após a palestra acontece debate com a participação especial de integrante do Grupo de Apoio a Pacientes Portadores de Câncer, Sem Medo de Ser Feliz.

cancer