Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Notícias

Modernização e fortalecimento do elo com a comunidade: como foi ano de 2018 no Legislativo

O ano de 2018 foi de inovação para a Câmara de Vereadores de Marau. Desde o início, a proposta do Presidente Vilmo Perin Zanchin foi, além de modernizar ainda mais a casa, estreitar os laços entre o Poder Legislativo e a população, através de projetos que fossem ao encontro de estudantes, por exemplo. Uma proposta que deu certo.

Ainda no mês de fevereiro, o plenário Lydio Bergonsi passou por uma ampla reforma, sendo trocada a bancada, toda a parte acústica e de transmissão de votações. As mudanças se fizeram necessárias para garantir a qualidade de som e imagem durante as sessões ordinárias.
Também neste ano, buscou-se mostrar a independência do Poder Legislativo com relação ao Executivo. “A grande maioria das pessoas sempre pensa que a Câmara de Vereadores é um apêndice do Executivo. E isto não é verdade. Somos um poder totalmente independente, com autonomia de decisões”, explica o Presidente Vilmo. Para expor isso, foi desenvolvida uma nova identidade visual para a Câmara. “Desde o início, a nossa “logomarca” era na verdade o Brasão do município de Marau. E isso dificultava essa questão de separar os poderes. Agora, com nossa logo própria, estamos mudando esta realidade”, conclui.

Semana da Câmara
Durante o mês de abril, a programação da Semana da Câmara Municipal envolveu Vereadores e a comunidade. Os parlamentares estiveram nas escolas conversando com alunos do Ensino Médio e Fundamental, esclarecendo dúvidas e mostrando como ocorre a atuação da casa. Foi criada a Cartilha do Legislativo: um material impresso, entregue a toda rede de ensino do município, contendo aspectos importantes para que a comunidade conheça o funcionamento e o verdadeiro papel do Vereador. “A partir do momento que publicamos esta cartilha, objetivamos não só auxiliar os Vereadores no exercício do Mandato Parlamentar, mas também instigar o surgimento de novas lideranças. A ideia também foi que se possibilitasse uma maior participação da população no acompanhamento e fiscalização das atividades parlamentares”, esclarece o Presidente Vilmo.
O encerramento da Semana da Câmara se deu com a realização do Fórum “Os 30 anos da Constituição Federal”. Evento realizado na Casa da Cultura, em parceria com a OAB Marau, com presença de José Fogaça e Ítalo Fuhrmann. Centenas de jovens a comunidade em geral participaram do debate.

Novo site
Um novo site, mais simples e moderno, foi lançado em 2018. Com layout “limpo” e de fácil acesso, o portal prioriza espaços para o Portal da Transparência e Ouvidoria do Legislativo. A Ouvidoria, por sinal, foi outra novidade implantada nesta gestão. Uma exigência do Tribunal do Contas do Estado, que foi prontamente atendida.
O novo portal proporcionou à Câmara ainda mais reconhecimento do TCE, tendo sido premiado com nota máxima em transparência de ações e resultados. “Procuramos fazer uma gestão 100% transparente. Nosso Portal da Transparência, inclusive, possui acesso em Libras e alto contraste, para que todos possam ter ciência de tudo que a câmara resolve”, enfatiza o Presidente.

Apoio a entidades e aprendizado in loco
A câmara esteve muito mais aberta à comunidade. Prova disso foram as dezenas de visitas de colégios recebidas ao longo do ano. Turmas das escolas da rede municipal, estadual e particular estiveram na casa, conversando com os Vereadores sobre os assuntos vistos antes em sala de aula. Uma oportunidade ímpar de troca de experiências.
Durante 2018, também foram inúmeros os projetos que passaram pela Câmara. Os Vereadores aprovaram por unanimidade a construção da nova Delegacia de Polícia, por exemplo. Deram nome para diversas ruas do município. Autorizaram repasses de milhões de reais para entidades do município: valores estes que auxiliaram na manutenção de atividades e realização de melhorias em todas elas. Aprovaram concessão de áreas para o surgimento de novas empresas e, com isso, a criação de novos empregos que resultaram em ainda mais desenvolvimento para o município.

Devolução
Mesmo com todos os investimentos realizados, a Câmara ainda conseguiu efetivar, no mês de setembro, a devolução de R$ 450 mil ao Poder Executivo. O valor foi destinado à Secretaria Municipal de Saúde para manutenção e adequação de serviços. “Tratavam-se de valores que não seriam utilizados na Câmara de Vereadores e que, ao invés de esperarmos até o final do ano para devolver, já repassamos ao Executivo antes para que fosse empregado na Secretaria de Saúde, pois entendemos ser uma área que sempre necessita de investimentos”, justifica Vilmo.

Avaliação
A Mesa Diretora de 2018 teve o Vereador Vilmo Perin Zanchin na Presidência, Zigomar Zanin como Vice e Adriela Balotin Tonin como Secretária. “Para mim foi uma experiência única. Em meu primeiro mandato como Vereador, já tive esta grata oportunidade de estar na condição de Presidente da casa. Pude estar ainda mais próximo da sociedade, procurando participar de todos os eventos possíveis. Acredito que deixo um bom legado para a próxima Presidente, que é justamente esta questão de estarmos mais inseridos nas questões sociais, estarmos mais perto da população. Saio da presidência com a consciência tranquila de que dei o meu melhor para alavancar a importância do papel do Vereador e manter Marau nos trilhos do desenvolvimento”, finaliza o Presidente.

 

04