Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Notícias

Marauenses recebem medalha Migrante Grande Empreendedor

Clóvia Marozzin Mistura e Miguel Ângelo Santin foram agraciados com a Comenda Migrante Grande Empreendedor na noite de quarta-feira, dia 27, durante a Sessão Solene comemorativa aos 64 anos de Marau.

O título é foi criado através do decreto legislativo nº 04 de 11 de novembro de 2003, de autoria do vereador Lencaster Foresti. O objetivo é homenagear cidadãos nascidos em marau, e que se destacam em suas atividades empresariais, políticas ou comunitárias, exercidas em outros lugares, tanto no brasil, como no exterior.

Donos de currículos invejáveis, Clóvia (indicada pela bancada do MDB) e Miguel (indicado pela bancada do Progressistas), possuem formação em Química e Direito, respectivamente, e ambos atuam como professores de ensino superior atualmente. Em seus discursos, agradeceram as oportunidades que lhes foram concedidas desde o início de carreira até os dias de hoje. 

Os Vereadores Vaguinho Daré, Antônio Borella De Conto e Marciano Aguirre utilizaram a tribuna para reiterar a importância da outorga e o aniversário da cidade. O Deputado Estadual Vilmar Zanchin e o Prefeito Iura Kurtz também marcaram presença.

A Presidente Josiane Bedin destacou o sentimento de orgulho do Poder Legislativo em poder reconhecer o trabalho desenvolvido por ambos. “Sei que ser reconhecido nos encoraja a seguir em frente, é olhar com orgulho do passado, e saber que mesmo se destacando fora de seu município de naturalidade, os olhos dos marauenses estão voltados para os seus trabalhos. Marau é privilegiado, tem orgulho dos seus filhos e é uma honra para nós podermos hoje reconhecer em suas atividades esses dois Marauenses! Podermos reconhecer aquilo que Marau tem de Melhor que é o seu povo”, disse.

A solenidade foi abrilhantada com as apresentações musicais dos irmãos Caroulee e Heron Salvadori. A condução do cerimonial ficou a cargo da jornalista Francieli de Assis.

04

Currículos

MIGUEL A. SANTIN

Nascido em 26 de março de 1963, em Marau, é Filho de Angelo Santin Neto e Maria Diva Santin. Casado com Rafaela Bristot, tem um filho: Guilherme Santin, atualmente com 29 anos.
Em Marau trabalhou no Banco do Brasil; Banco Econômico e no escritório de advocacia do Dr. Adroaldo Reveilleau.
Formou-se em direito na UPF – Universidade de Passo Fundo, no ano de 1985.
Possui especialização em Teoria Geral do Direito; Filosofia e Gestão Universitária. (Todos pela UCS – Universidade de Caxias do Sul).
Possui mestrado em Desenvolvimento Regional (ênfase em Políticas Institucionais) pela UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul. (1999/2000).
Durante o curso superior na UPF, foi Presidente da ASSUMA – Associação dos Universitários Marauenses. (Período 1983/1984).
Morou em Nova Prata – RS de 1985 até 2005 e Atualmente reside em Bento Gonçalves.
Em Nova Prata, além de advogar foi Professor do Colégio Aparecida do Curso de Técnico em Contabilidade.
Também em Nova Prata foi Presidente da Associação Comunitária de Educação e Ação Social de Nova Prata, a qual é a mantenedora do Colégio Aparecida (primeiro e segundo graus), no período de 1992/1993.
Em Bento Gonçalves, ingressou na Universidade de Caxias do Sul, como Professor do Curso de Direito, em 05 de agosto de 1995.
Na UCS foi:
• Coordenador do Curso de Direito de 1998 a 2000 e de agosto de 2018 até a presente data.
• Diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (Cursos de Direito, Contábeis, Administração, Economia, Turismo e Comércio Exterior), no período de 2000 a 2010.
• Sub-Reitor da Universidade de Caxias do Sul (Campus Universitário em Bento Gonçalves), durante duas administrações de Reitores da UCS, no período de junho de 2010 a maio de 2018.
• Continua até a presente data como Professor da UCS.

Como advogado atuou na área de Assessoria de Municípios em André da Rocha (dois mandatos); Nova Prata (dois mandatos); Nova Bassano (um mandato); Putinga (um mandato); Protásio Alves (um mandato); Câmara de Vereadores de Protásio Alves (uma legislatura). Ainda como advogado foi Presidente da Subsecção da OAB de Nova Prata – RS, no período de 1999/2000.

 CLÓVIA M. MISTURA

Clóvia é filha de Hilário Mistura e Julieta Marozzin Mistura, ambos naturais de Marau, sendo a quarta geração da família a se estabelecer na cidade. Seus Avós maternos Verginio Colombo Marosin e Dosolina Borella Marosin; avós paternos Agostinho Mistura e Angelina Lorenzatto Mistura.
Nasceu em 1º de agosto de 1967 e cursou o ensino fundamental até a 5ª Série na Escola Cristo Rei. Da 6ª série até o final do Segundo Grau (Ensino Médio), estudou na Escola Iesta, onde também fez o curso de Auxiliar de adubação. Residiu em Marau até o último ano de faculdade de Química na UPF (1988), mudando-se para Passo Fundo pois foi selecionada para estágio na Companhia e Cervejaria Brahma. O trabalho final de curso de Bacharelado em Química foi sobre a “Qualidade do aquífero subterrâneo do Município de Marau”. Após a realização da faculdade, foi residir na Cidade de Ijuí, onde cursou a Pós-graduação em Química com o projeto “Monitoramento ambiental do Rio Marau ano 2000”.
Foi aprovada em concurso público na Prefeitura Municipal de Marau em 1989, atuando como professora na Escola Nicolau Vergueiro e na Secretaria de Saúde e Meio Ambiente como coordenadora do Meio Ambiente, onde desenvolveu diversos trabalhos na área ambiental até 1999.
Em 1989, dentre outros trabalhos, implantou na Cidade de Marau a Campanha de Coleta Seletiva de resíduos domiciliares, sendo a segunda cidade do RS e a terceira do país a implantar este tipo de segregação dos resíduos. A campanha foi renovada até sua saída da Prefeitura Municipal de Marau, neste ano de 2019 completando 30 anos em 1º de abril.
Concursada no Estado do Rio Grande do Sul, atuou como professora nas Escolas Estaduais em Camargo, Pandiá Calógeras, e na Escola Estadual Vila Maria, em Vila Maria, RS.
É professora concursada da Universidade de Passo Fundo desde 1993 até a presente data, onde desenvolve projetos de pesquisa e extensão universitária, além do ensino em mais de 22 cursos de graduação e pós-graduação e 290 disciplinas ao longo de 25 anos de atuação no ensino superior.
Em 1997 foi selecionada no programa Intercampus Brasil/Espanha para uma bolsa de aperfeiçoamento na Universidade de Valladolid (Castilha e León) com o projeto “Rio Marau ano 2000”.
Em 2001, obteve o projeto selecionado por mais uma ocasião pela Espanha, “Potabilização de águas na ilha vulcânica de Tenerife – Ilhas Canárias”, ambos com financiamento do Governo Espanhol. Em 2003 obteve o grau de mestre em Química Analítica na UFSM com a dissertação “Validação de metodologia para determinação de resíduos de pesticidas organoclorados em sedimentos do lago da Barragem do Capingüi, RS empregando GC-ECD e GC-MS” com orientação do Prof. Dr. Renato Zanela.
Realiza doutorado desde 2014 junto a Universidade Federal do Rio Grande do Sul no Laboratório de Tecnologia Mineral e Ambiental em Porto Alegre, sobre “Tratamento e Reuso de efluentes com Processos Oxidativos Avançados” com orientação do Prof. Dr. Ivo André Schneider.
Em 1996, juntamente com a colega de faculdade Andréa Bonfante, fundou em Passo Fundo a empresa de consultoria química e ambiental “Ecoambiental” que atua no mercado regional desde esta data tendo como lema usar a “técnica a serviço da qualidade de vida”. Em 2017 fundou com outros 3 sócios a empresa “EcoSegurança”, voltada para a área de segurança industrial.
Em 2012, ganhou primeiro lugar na oitava edição da Jornada de Iniciação Científica – Meio Ambiente em Porto Alegre da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luís Röessler (FEPAM) e da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul como orientadora do projeto “Educação Ambiental: Avaliação da intenção de participação da população do Município de Marau na coleta de óleo de cozinha usado para produção de biodiesel”.
Em 2015 foi agraciada com o Prêmio “Pioneiras da Ecologia” na categoria profissional, outorgado pela Assembleia Legislativa gaúcha. Esta honraria é inspirada na luta de Hilda Zimmermann, Giselda Castro e Magda Renner, precursoras do movimento pelo meio ambiente no estado. O Prêmio Pioneiras da Ecologia, oferecido desde 2013, reconhece e valoriza pessoas e instituições que contribuem na realização de ações que objetivam dar visibilidade à questão ecológica do RS além de estimular iniciativas que visam a busca por um ambiente ecologicamente correto e a melhoria da qualidade de vida socioambiental.
É sócia fundadora em 2013 da Associação Turística e Cultural Caminho das águas e sabores –com a propriedade da família Marosin, Cascata do Cachoeirão, que está tramitando uma Reserva Particular do Patrimônio Natural e um Instituto denominado Verginio Marosin.
Em 2017 realizou um estágio doutoral de aperfeiçoamento com bolsa na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, orientada pela Prof. Dra. Maria Tereza Moreira Vilar da Escola Superior de Engenharia com o trabalho “Tratamento de efluentes utilizando catálise enzimática e nanopartículas”.