Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Notícias

Em busca de apoio, profissionais médicos visitam Presidente do Legislativo

Profissionais médicos que atuam na Estratégia de Saúde da Família em Marau estiveram visitando a Presidente do Legislativo, Vereadora Josiane Bedin, com o objetivo de expor algumas reivindicações da classe.

O encontro ocorreu na manhã de quarta-feira, 27, na Câmara de Vereadores. Estiveram presentes médicas de carreira do município, acompanhadas dos Assessores Leandro Melo e Antônio Timm, do SIMERS – Sindicato Médico do Rio Grande do Sul, além do Vereador Edgar Chimento.
Na oportunidade, eles explanaram sobre as dificuldades encontradas pelos profissionais em avançar na carreira e permanecer no município, em função do impasse que existe entre as possibilidades de crescimento na remuneração e a Lei do teto constitucional.

“O serviço que Marau presta na área da saúde é realmente muito bom. Marau é referência no estado e nós, no sindicato, temos gráficos que comprovam isso. Infelizmente temos este problema de que os médicos que estão aqui há mais tempo, que são concursados e tem esse laço maior de convívio com a comunidade, estão praticamente perdendo dinheiro em função de um congelamento de salários que houve há anos atrás e também em função do plano de carreira dos servidores, o qual reconhecemos ser muito importante para o funcionalismo, mas que no que tange à classe médica, tem sido de certa forma prejudicial”, colocou o Assessor Jurídico, Antonio Timm.

A Lei Orgânica do município de Marau estabelece o valor do salário recebido pelo Prefeito como teto máximo para todo o funcionalismo. Em resumo, significa que nenhum funcionário pode receber a mais do que recebe o chefe do poder Executivo. Ocorre que, devido ao congelamento de salários do Prefeito e Secretários aprovado em 2016, e também devido a criação do plano de carreira, os médicos concursados já estão ganhando valor muito acima do teto e acabam tendo de “devolver” o montante que ultrapassa o limite imposto pela Lei.

Um documento foi entregue à Presidente Josiane Bedin como forma de solicitar o apoio do Legislativo na busca por futuras alternativas. “Certamente seremos parceiros em encontrar alguma forma de amenizar estas perdas, desde que isso ocorra dentro da legalidade e do que for possível ao município fazer. Sabemos que o Executivo também pensa desta forma e nós iremos solicitar pareceres jurídicos para termos mais clareza da situação”, afirmou a Presidente.

 DSC0060