Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Notícias

Legislativo aprova Moção de apoio à destinação de mais policiais para Marau

Por unanimidade, a Câmara aprovou na noite de segunda-feira, dia 06, a Moção nº 04/2019, que apoia a formação de uma nova turma de Policiais Militares e a destinação de mais efetivo para Marau. A proposição é de autoria da Bancada do MDB, composta pelos Vereadores Antônio Borella De Conto, Edgar Chimento, Josiane Bedin e Adriela B. Tonin.

“Nós estamos preocupados com a segurança e a integridade de nossos munícipes. A defasagem de recurso humano da nossa Brigada Militar é de 56%. Marau pode ser considerada uma cidade de porte médio, onde as estatísticas de ocorrências entre acidentes, furtos, roubos e infrações passam de quatro mil no ano. Por estas e outras razões entendemos ser urgente a reposição do efetivo para melhor atender a população”, justificou o Líder da Bancada Emedebista, Edgar Chimento.

No mês passado, uma Moção da Vereadora Josiane Bedin também foi aprovada neste sentido. O texto pedia que o Governo do Estado do Rio Grande do Sul realizasse de imediato o chamamento dos 2458 aprovados no concurso da BM de 2017, que aguardam para iniciar o curso de formação e poderem trabalhar na área.

 

Apoio ao STR e Parlamento Gaúcho

Outras duas moções de apoio já passaram pela casa no ano de 2019, ambas durante o mês de março.
A primeira delas foi proposta pelo então Vereador Márcio Turra, integrante da Bancada do Progressistas, que teve o intuito de manifestar apoio ao Parlamento Gaúcho e, em especial, aos Deputados marauenses, Sérgio Turra e Vilmar Zanchin, para retirada do plebiscito, a fim de possibilitar privatização e/ou federalização da CEEE, CRM e Sulgás. Medida esta que foi concretizada no mês seguinte, na Assembleia.

A outra Moção, liderada pelo Vereador Vaguinho Daré, teve o objetivo de apoiar a luta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marau contra a mudança da aposentadoria Rural, apresentada pelo Governo Federal. “Existem mais de 7 milhões de trabalhadores/as rurais que recebem aposentadoria em todo o Brasil. Eles fazem a economia funcionar, movimentam e desenvolvem a economia dos municípios pelo Brasil a fora. Estas mudanças propostas pelo governo prejudicam os trabalhadores e agricultores familiares e castiga de maneira brutal as mulheres agricultoras familiares”, avaliou o Vereador Vaguinho em sua justificativa.

Ambas as proposições passaram por votação com aprovação de todos os parlamentares da casa.

pm