Na noite de ontem, 21 de julho, o plenário da Câmara de Vereadores de Marau tornou-se palco de reconhecimento da produção literária local. Cerca de 30 escritores marauenses, de diferentes estilos e gêneros, foram homenageados durante sessão legislativa através de iniciativa da vereadora Josiane Bedin.
A homenagem contou com falas que ressaltaram a importância da literatura como ferramenta de memória, identidade e resistência. Fizeram uso da palavra os vereadores Laércio Zancan, Délcio Sandri, Bete, Josiane Bedin e o presidente da Casa, Vaguinho Daré.
Representando os homenageados, a escritora Joice Carolo destacou o papel transformador de quem escreve: “O nosso papel é muito importante dentro da sociedade, porque somos nós que estamos escrevendo a história, o que será lembrado daqui muitos anos, daqui a 100 anos, 150 anos. Admiro muito quem tem coragem de expor um pedaço de si em suas obras, um pedaço daquilo que acredita.”
Já o defensor público e também escritor Elizandro Todeschini ressaltou a literatura como forma de resistência em meio aos avanços tecnológicos: “Escrever hoje, mais do que em qualquer época, parece ser um ato de resistência, porque nós resistimos a algo que nos suplanta. Diuturnamente a tecnologia parece querer suplantar a produção humana. Não vamos demonizar a tecnologia, nós precisamos dela, mas é preciso mostrar a força humana em alguns segmentos sociais, e um deles, acredito que seja a literatura.”
Para aproximar ainda mais a comunidade das obras e autores locais, durante esta semana os livros dos escritores homenageados ficarão expostos na Casa Legislativa.