Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Notícias

Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência participa da Tribuna Popular

A Coordenadoria de Políticas Públicas Municipais da Pessoa com Deficiência, vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, participou da Tribuna Popular da sessão da Câmara de Vereadores, realizada em 29 de setembro. A fala foi conduzida pela coordenadora Joseane Gasparin, que apresentou ações, projetos e perspectivas voltadas à inclusão no município.

Em sua participação, Joseane destacou o papel da pasta na garantia de direitos e na promoção da inclusão das pessoas com deficiência. Em seguida, direcionou sua fala para a conscientização sobre o Setembro Azul, também conhecido como Setembro Surdo, mês dedicado à visibilidade da comunidade surda, à discussão sobre acessibilidade e inclusão social e à valorização da cultura surda por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Durante uso do espaço, integrantes do Projeto Libras para Todos – Mãos que Comunicam fizeram uma apresentação especial. Alunos surdos e ouvintes recitaram, em Libras, o poema de criação livre “Escute com o Coração”, destacando a importância da comunicação e da superação de barreiras.

O projeto, que é uma parceria entre a Prefeitura de Marau e a FABE, foi aprovado pela Câmara de Vereadores neste ano e busca capacitar pessoas surdas para fortalecer seu protagonismo social, ao mesmo tempo em que prepara pessoas ouvintes para atuar como agentes na promoção e defesa dos direitos da comunidade surda. Atualmente, conta com oito participantes surdos e vinte ouvintes, vindos de diferentes instituições e áreas da sociedade.

“Quebrar as barreiras da acessibilidade exige que quebremos os nossos preconceitos primeiro. Setembro pode ser o mês dos surdos, mas a responsabilidade de fazer uma sociedade mais inclusiva todos os dias é de todos nós”, destacou Joseane, ao encerrar sua fala agradecendo o espaço concedido.

A coordenadora esteve acompanhada da professora e intérprete de Libras Josiane Uggeri, além de representantes do projeto, que é coordenado por Madeline Zancanaro e ministrado pelas professoras Giovana Dalchiavon e Monique Reveilleau.