Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Notícias

Aprovada moção contrária à demarcação de terras indígenas

O plenário do Legislativo votou e aprovou por 7 votos a 1 na sessão desta segunda-feira, 18, a Moção de Repúdio a demarcação de área indígena no município de Marau e região. A autoria da matéria é da bancada do MDB, mais precisamente dos Vereadores Ademir Durante e Sílvio Confortin (licenciado do cargo atualmente). 

“A intenção da FUNAI e de outros órgãos públicos é demarcar uma reserva indígena de aproximadamente 23 mil hectares na região, sendo 3 mil hectares em Marau, onde 90 famílias de pequenos agricultores serão atingidas diretamente”, explicou o Vereador Durante.
O Vereador do PSB, Laércio Zancan, votou contrário ao texto e justificou: “Sigo na linha de defesa das minorias, no qual assumi o compromisso no meu primeiro discurso aqui na câmara, de defender quem não está tendo neste momento o seu direito de defesa. Não estou dizendo o que é certo e o que é errado. Não sou contra o direito à propriedade. Também não sou contra as famílias de ‘pequenos agricultores’ que são mencionadas na moção. Estamos falando da dignidade da pessoa humana”, disse.
Agora aprovada, a moção será encaminhada ao Presidente Jair Bolsonaro, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Bancada ruralista da Câmara Federal, Bancada Emedebista, Senado, FUNAI, Governador Eduardo Leite, Comissão especial de demarcação de área indígena da Assembleia Legislativa, Assembleia Legislativa, gabinetes dos Deputados marauenses Sérgio Turra e Vilmar Zanchin, AMPLA e seus município associados, ACIM, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER e ao Prefeito Municipal Iura Kurtz.

DEMARCA