Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Procuradoria da Mulher

procuradoria da mulher2

 

O que é a Procuradoria?

Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Marau foi criadaatravés de Projeto de Resolução no ano de 2019, por iniciativa da entãovereadora Josiane Bedin.

São objetivos da Procuradoria:

- Zelar pela participação mais efetiva das vereadoras nos órgãos e nas atividades da CâmaraMunicipal;

- Encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência e de discriminação contra amulher;

- Fiscalizar e acompanhar a execução de programas do Governo Municipal que visem àpromoção da igualdade entre homens e mulheres, bem como a prática de campanhaseducativas e antidiscriminatórias de âmbito municipal;

- Cooperar com organismos públicos e privados, voltados a implementação de políticas paraas mulheres;

- Promover estudos e debates sobre violência e discriminação contra as mulheres e sobre odéficit de representação das mulheres na política;

- Acompanhar os debates promovidos pelos órgãos e entidades ligadas aos direitos daMulher;

- Organizar e divulgar a legislação relativa aos direitos das mulheres, inclusive a Lei nº 11.340,de 7 de agosto de 2006 - Lei Maria da Penha, bem como zelar pelo seu cumprimento.

A Lei Maria da Penha: tornou mais rigorosa a punição para agressões contra a mulherquando ocorridas no âmbito doméstico e familiar. A lei entrou em vigor no dia 22 desetembro de 2006 e o primeiro caso de prisão com base nas novas normas - a de umhomem que tentou estrangular sua mulher - ocorreu no Rio de Janeiro. O nome da lei é umahomenagem a Maria da Penha Maia, que foi agredida pelo marido durante seis anos até setornar paraplégica, depois de sofrer atentado com arma de fogo, em 1983.

Fale com a Procuradoria ou outro órgão competente

Em caso de violência doméstica e familiar contra a Mulher, entre em contato:

190 - Brigada Militar | 0800-0803 - Escuta Lilás

Disque 100 - Ministério da Mulher, da Família e Diretos Humanos do Governo Federal

Cartório da Mulher - DP de Marau - (54)98406-9100

Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo de Marau (Rua Duque de Caxias, nº 26)

(54) 3371-1005

Quem pode ter acesso às sessões da Câmara Municipal?

Todos têm livre acesso a Câmara Municipal, a casa do povo.

Até que ponto tenho acesso a informações diversas da casa?

Todos têm livre acesso a informações, conforme a Lei Federal de Acesso a Informação.

Quantos vereadores compõem a Câmara de uma cidade?

O número de vereadores deve ser proporcional à quantidade de habitantes do município. A Constituição estabelece que em municípios com até 15 mil habitantes podem haver 09 (nove) vereadores. Municípios que tem de 15 mil até 30 mil habitantes podem ter 11 (onze) vereadores. Municípios com mais de 30 mil até 50 mil habitantes podem ter até 13 (treze) vereadores. Marau, no entanto, segue tendo 9 vereadores.

Como são definidos os suplentes?

Os lugares conquistados em cada partido serão daqueles candidatos que alcançarem o maior número de votos. Já os demais, que não obtiveram um lugar na Câmara, serão proclamados suplentes. A classificação na lista de suplentes – ou seja, a designação de quem tem "prioridade" para assumir o posto de vereador caso haja necessidade – tem por base a quantidade de votos nominais que tenham recebido. Os suplentes são convocados na hipótese do vereador titular não tomar posse do mandato dentro do prazo legal, ou ter declarada a perda de seu mandato, ou ainda caso o titular se licencie.

Um vereador tem imunidade parlamentar?

Não. Vereador tem inviolabilidade. Essa inviolabilidade, como determina o art. 29, VIII da Constituição Federal, o protege por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do seu município.

O que é exigido para se candidatar a vereador?

Ser alfabetizado, ter nacionalidade brasileira, gozar o pleno exercício dos direitos políticos, estar listado eleitoralmente, ter domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano, ser filiado há mais de um ano a um partido político e ter no mínimo 18 anos (no dia da eleição).