Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Notícias

Presidente Ademir Durante avalia primeiros 100 dias no comando do Legislativo

Nesta última semana completamos 100 dias de nova Legislatura na Câmara de Vereadores. E para falar das mudanças e ações já realizadas até este mês de abril e a expectativa para o restante de 2021, conversamos com o Presidente da casa, Vereador Ademir Durante. Confira:

- Como está sendo a experiência de conduzir a Câmara de Vereadores?

É uma novidade. Já fui eleito Vereador em sete oportunidades, mas esta é a primeira vez que assumo a Presidência da casa. Posso garantir que é um desafio muito grande estar a frente do Legislativo, especialmente diante deste cenário de incertezas e preocupação causado pela pandemia de Covid-19. Mas ao mesmo tempo tem sido gratificante receber o incentivo dos eleitores e amigos e o suporte dos nossos servidores para que tudo transcorra da melhor maneira.

- Qual a maior dificuldade encontrada até agora?
Acredito que tenha sido o entendimento dos trâmites internos do processo Legislativo e de funcionamento em si da Câmara. Desde a questão de ingresso de projetos até a parte de orçamento da casa são questões muito burocráticas que dependem de muitas etapas e revisão constantes. Felizmente tenho uma equipe de servidores e assessoria jurídica muito bem preparada e comprometida que me deram todo o suporte necessário nestes primeiros meses. Faço aqui um parêntese para falar do colega Raul Rodegheri, que faleceu na semana passada. O tempo de convivência que tivemos foi curto, mas foi de extrema valia. Era um profissional de extrema competência e seriedade, que muito colaborou para esta organização inicial da câmara. Sem dúvida, perdemos um grande pilar aqui dentro.

- Na sua opinião, qual o principal projeto já aprovado pelo Legislativo neste ano?
Todas as matérias que passam pelo plenário têm a sua importância para o desenvolvimento da cidade. Mas acredito que aqueles relacionados ao enfrentamento do Coronavírus são os que tiveram mais repercussão. Já aprovamos o Projeto autorizando a Prefeitura comprar vacinas, aprovamos o “Juro Zero” para beneficiar nossos microempreendedores, aprovamos repasse de verbas para o HCR e hospitais de Passo Fundo através da Ampla, enfim, uma série de iniciativas que visam colaborar para que a gente possa superar esse momento difícil e que sem dúvida são as de maior destaque até aqui.

- Como vem sendo o relacionamento com o Poder Executivo?
Muito positivo e propositivo. Tenho mantido contato direto com o Prefeito Iura e Vice Rui com o inuito de estreitarmos cada vez mais esse elo. São poderes independentes, mas que precisam, na maioria das vezes, estar em sintonia para que as coisas saiam do papel e possam se transformar em melhorias de fato. Prefeito tem sido sempre muito solícito conosco, atendendo nossas reivindicações e nos colocando sempre a par dos projetos futuros.

- Que projeções o senhor faz, no sentido de novas ações, para o restante do ano?
Como citei anteriormente, estamos atravessando um período de muita incerteza que vem desde o início de 2020. Ainda estamos com uma resolução em vigor suspendendo homenagens e solenidades e a presença de público durante as ordinárias também está vedada. Meu primeiro compromisso enquanto Presidente é prezar pela saúde e segurança dos colegas Vereadores, funcionários e comunidade em geral. Esses primeiros 100 dias foram para organizar e me inteirar do funcionamento da casa. A partir de agora sim, pretendemos retomar aos poucos a realização de eventos e atividades diferenciadas, sempre respeitando os protocolos de higiene e segurança.

Presidente