Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Notícias

Secretária de Educação ocupa tribuna na Câmara de Vereadores

Atendendo à convocação das Bancadas Progressista e PL, a secretária municipal de Educação de Marau, Francinete Oneda, participou da sessão ordinária da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (15). O requerimento nº 62/2025 solicitava sua presença para prestar informações sobre a rede municipal de ensino, abordando temas como merenda escolar, infraestrutura, quadro de profissionais e o arquivamento de denúncia de agressão no âmbito educacional, conforme prevê o Art. 23 da Lei Orgânica do Município.

Logo no início de sua fala, Francinete destacou o conceito de Marau como cidade educadora. “O município é sim cidade educadora, e tenho visto muita coisa que não condiz conosco. Somos cidade educadora porque contamos com praças, ruas, parques, museus, espaços de aprendizagem contínuas e transformadoras que vão além do tradicional. Mobilizamos agentes, articulamos políticas públicas, promovemos cidadãos e buscamos formação integral dos habitantes ao longo da vida. Este é um objetivo da cidade educadora”, afirmou.

A partir dessa visão, a secretária apresentou dados sobre a alimentação escolar, reforçando o compromisso da gestão com a formação integral. Mais de 30% dos recursos, segundo ela, são destinados à merenda, que se caracteriza por ser saudável, variada e em quantidade suficiente. “São servidas diariamente 7.600 refeições nas EMEIs, 3.150 nas EMEFs, 120 na ABESFA, 60 refeições na APAE, 30 na Brigada Mirim e 400 na AABB Comunidade”, detalhou.

Na sequência, Francinete abordou o tema transporte escolar. Atualmente, a rede municipal conta com 58 linhas e 91 itinerários. Até agosto, os investimentos somaram R$ 4.154.953,22. A secretária também destacou o trabalho da ASSUMA, que hoje atende 692 associados ativos e mantém 11 linhas universitárias contratadas.

Com relação a infraestrutura escolar, de acordo com a gestora, muitas unidades de educação infantil e fundamental vêm recebendo reformas e melhorias, dentre elas está o processo de licitação que prevê a renovação da rede elétrica em todas as escolas municipais.

A secretária também falou sobre as ações voltadas à inclusão de alunos autistas e com deficiência, ressaltando que Marau dispõe de uma estrutura considerada referência em relação a outros municípios. “Trazer o programa TEAcolhe para cá sempre foi um desejo, e agora ele irá se concretizar. Também temos um projeto importante com a FABE para oferta gratuita de cursos de Libras, já aprovado nesta Casa Legislativa, e a reestruturação do SENAI, que dará suporte a autistas sem deficiência intelectual, favorecendo uma inclusão mais eficiente e acolhedora”, explicou.

Após as explanações iniciais, a secretária permaneceu à disposição para responder às perguntas dos vereadores. Fredi Andrigo questionou sobre o arquivamento da denúncia de agressão, mas Francinete exerceu o direito de não comentar, ressaltando que o caso está sob análise da Justiça e deve ser tratado exclusivamente neste âmbito. Os outros parlamentares realizaram suas perguntas dentro dos demais temas.

O presidente da Câmara, Vaguinho Daré, encerrou o espaço agradecendo a presença da secretária: “É uma responsabilidade muito grande estar à frente da pasta da Educação. Quero te parabenizar e agradecer por estar aqui, compartilhando conosco teu conhecimento e tua experiência, não apenas no Executivo, mas também pelo trabalho já realizado junto da APAE, tão reconhecido pela comunidade”.

A participação de Francinete Oneda no Legislativo se estendeu por cerca de duas horas, entre a exposição de dados e o espaço para perguntas dos vereadores.