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Projeto Prefeito e Vereadores Mirins movimenta o Legislativo de Marau

O Poder Legislativo de Marau dedicou o dia 5 de novembro às atividades do Projeto Prefeito e Vereadores Mirins, uma iniciativa que busca aproximar os estudantes do funcionamento dos poderes públicos e incentivar o exercício da cidadania desde cedo.

A programação iniciou pela manhã, às 8h30min, com a cerimônia de posse realizada no Plenário da Câmara de Vereadores. Na ocasião, os alunos receberam um diploma alusivo ao projeto, entregue por seus padrinhos, que acompanharam os jovens ao longo das atividades.

Durante o restante da manhã, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar os trabalhos legislativos e executivos, conhecendo na prática o funcionamento da administração pública. Após o almoço, o grupo visitou o Centro Administrativo de Marau, onde foram recebidos pela prefeita Naura e pelo vice-prefeito Vilmo, em um momento de diálogo e aprendizado sobre as funções e responsabilidades do Poder Executivo.

Às 15h, teve início a sessão mirim, conduzida pelos próprios alunos e presidida pelo estudante Pedro Misturini, da EMEF Darwin Marosin. Além da presença dos vereadores, contou com a participação da prefeita Bruna Kotikoski, do vice Fellype Gabriel Loucatelli, e dos secretários mirins Gabriel Bordignon Lorenzatto, Eduarda Rigo Somavila e João Arthur Ebone, que também utilizaram a tribuna para apresentar suas demandas.

As indicações do aluno Heitor Neuls Mognon, do Colégio Cristo Rei, foram: Criação de uma “Vila Sênior” Público/Privada para Idosos no Município; Criação de um “Seminário Financeiro”, com palestras de empresários, agentes públicos, advogados, arquitetos, contadores, escola SENAI, etc; Criação de um “Seminário Mente Saudável”, com palestras de Médicos e Psicólogos e Educadores Físicos, Nutricionistas e Religiosos; Criação de um “Seminário sobre Segurança Pública”, com palestras de Policiais, Bombeiros, Escoteiros, etc; Criação de um grande Evento Solidário, com o apoio da prefeitura, escoteiros, bombeiros, escolas, Lyons, Rotary, etc, visando a arrecadação de dinheiro para obras sociais ou para doação à órgão de caridade.

As indicações do aluno Thomas Eliezer Durant da Silva, da Escola Anchieta, foram: Que a Secretaria Municipal de Educação incentive o bom uso da tecnologia nas escolas, utilizando computadores, tablets e internet como ferramentas de apoio para o aprendizado dos alunos e para a melhoria do desempenho escolar; Que sejam realizados os devidos reparos, tapa-buracos e a pavimentação completa da Rua Santos Dumont; Que sejam implantadas mais ciclovias em diferentes pontos da cidade, para que os cidadãos possam se deslocar com segurança utilizando a bicicleta como meio de transporte.

As indicações da aluna Izabela Maria Dias Soldá, da EMEF Agostinho Mistura, foram: Que sejam realizadas melhorias na área de recreação da Escola Agostinho Mistura, como colocar brinquedos no parquinho, marcar o campo de futebol já existente e colocar redes nas traves; Que seja dada atenção maior na rota dos ônibus escolares da Escola Agostinho Mistura, com alargamento, patrolamento e limpeza das árvores e podas nos barrancos; Que sejam instaladas câmeras de videomonitoramento e construído um parquinho infantil na Comunidade de Posse Boa Vista.; Que sejam instaladas câmeras de videomonitoramento e feita a revitalização do parquinho infantil da Comunidade de São Miguel.

As indicações da aluna Júlia Lourenço, da EMEF Afonso Volpato, foram: Abertura da sala de informática da EMEF Afonso Volpato, bem como a aquisição e instalação de novos computadores e equipamentos necessários para o pleno funcionamento do espaço; Que sejam reformados os banheiros da EMEF Afonso Volpato, com a instalação de trancas nas portas, principalmente nos banheiros femininos, e a colocação de espelhos; Que seja dividido o horário do recreio, deixando um horário para os alunos menores e outro para os alunos maiores; Que sejam realizados passeios e atividades fora da escola para os alunos da EMEF Afonso Volpato, como visitas a museus, parques, praças e outros locais educativos e culturais.

As indicações da aluna Maria Vitória da Rosa, da EMEF Honorino Pereira Borges, foram: A instalação de uma parada de ônibus coberta na Rua Rio Grande do Sul próxima à EMEF Honorino Pereira Borges; A construção de uma praça no Bairro Fátima; A reforma da cobertura da quadra da EMEF Honorino Pereira Borges; O reconhecimento legal do Grupo de Desenhistas e Escritoras da EMEF Honorino Pereira Borges como projeto educacional e cultural de relevância pública para o município; A atualização da sala de informática da EMEF Honorino Pereira Borges, transformando-a em uma Sala Maker.

As indicações da aluna Maria Luiza Confortin Borsato, da Escola IESTA, foram: A Ampliação do atendimento do Centro Municipal de Atendimento Especializado Jacson Bonafé (CEMAE) para o público das escolas estaduais; A instalação de um redutor de velocidade em frente à Escola Estadual IESTA; Reforma e revitalização da praça pública localizada no Bairro Rigo, com melhorias gerais na infraestrutura, equipamentos e paisagismo.

As indicações da aluna Betina Marafon, da Escola Charruas, foram: Instalação de um abrigo para passageiros de transporte na Avenida Barão do Rio Branco, em ponto frontal à Escola Charruas, na Av. Barão do Rio Branco; Melhoria na infraestrutura de segurança e mobilidade urbana no exterior da instituições de ensino, incluindo instalação de câmeras de vigilância e reforço na iluminação pública no abrigo para passageiros de transporte na Rua Duque de Caxias; Liberação e regulamentação (sem ônus) da vaga de estacionamento de número 1540, localizada em frente à Escola na Avenida Barão do Rio Branco, para uso exclusivo de Embarque e Desembarque e também de Carga e Descarga durante o horário de funcionamento diurno; Reprogramação da sinaleira existente na Avenida Barão do Rio Branco, a fim de incluir um tempo exclusivo e seguro para a travessia de pedestres, especialmente nos horários de entrada e saída da Escola; Melhorias e reparos no passeio público e na arborização ao redor de toda a instituição de ensino.

As indicações da aluna Joana Zilli, do Colégio Gabriel Taborin, foram: Que seja criado um Programa de Desenvolvimento Emocional e Saúde Mental voltado aos alunos e profissionais das escolas municipais, com ações contínuas de acolhimento psicológico, palestras educativas, oficinas e acompanhamento especializado; Realização de estudo de viabilidade técnica e financeira para implantação de portarias eletrônicas com sistema de reconhecimento facial nas escolas da rede municipal de ensino; Realização de estudo técnico de viabilidade para instalação de redutor de velocidade ou faixa elevada de pedestres na Avenida Barão do Rio Branco, nº 991, nas proximidades da Escola Porthal; Que seja implantado um programa de conscientização sobre o uso responsável de sacolas plásticas, incentivando comerciantes e consumidores a reduzirem gradualmente o consumo desse material e a priorizarem alternativas sustentáveis, como ecobags e sacolas biodegradáveis.

As indicações do aluno Pedro Misturini, da Escola Darwin Marosin, foram: A construção de um Posto de Saúde no Bairro Frei Adelar; Execução de obras de pavimentação asfáltica no trecho que interliga os municípios de Marau e Nicolau Vergueiro; Realização de melhorias na estrutura e acessibilidade da parada de ônibus localizada na Rua Noé Vieira; Implantação de um parquinho adaptado e inclusivo na EMEF Darvin Marosin ou na comunidade do Bairro Frei Adelar destinado ao lazer, recreação e desenvolvimento motor e social de crianças com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais; Execução de pavimentação asfáltica em toda a extensão da Rua das Hortências, localizada no Bairro São José Operário.

Todas as indicações foram aprovadas em plenário e serão encaminhadas para conhecimento da prefeita Naura Bordignon.