Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Solenidade alusiva aos Festejos Farroupilha

A História de um povo só poderá ser bem interpretada, conhecendo-se a vida e a obra de seus filhos maiores. A tradição gaúcha sempre busca comemorar e respeitar as datas e grandes nomes da sua história, muito especialmente o dia 20 de setembro, data máxima do Rio Grande do Sul.

A Câmara de Vereadores de Marau também segue essa tradição. E na noite de quarta-feira, dia 18, realizou a Sessão Solene comemorativa aos Festejos Farroupilha 2019. A solenidade aconteceu no Parque Lauro Ricieri Bortolon com a presença de entidades tradicionalistas, autoridades e comunidade em geral.

Neste ano, a Semana Farroupilha tem como tema " A Vida e a Obra de Paixão Côrtes", que morreu no ano passado, aos 91 anos. Paixão foi o mais lembrado durante a sessão, através dos discursos dos Vereadores Edgar Chimento, Zigomar Zanin e Marciano Aguirre. Também se pronunciaram, o Presidente dos Festejos, Volnei Poletto; a Prenda Farroupilha, Milena Avila; o Patrono, José Ironi de Souza; o Prefeito Iura Kurtz e a Coordenadora da 7ª RT, Gilda Galeazzi.

Gilda, inclusive, foi homenageada com a entrega de uma placa do Legislativo. “A entidade máxima do tradicionalismo gaúcho, o MTG, elegeu como tema para pautar os debates de 2019, a Mulher Gaúcha. O tema é uma forma de se estimular ainda mais a valorização das mulheres nos postos de comando e nas ações tradicionalistas. Nossa região é privilegiada, pois temos aqui um dos maiores exemplos de liderança feminina neste meio, que é a senhora Gilda Galeazzi, que há tantos anos conduz de forma honrosa a nossa 7ª Região Tradicionalista”, disse a Presidente Josiane Bedin em seu discurso.

A Invernada Dente de Leite do CTG Felipe Portinho abrilhantou a noite com uma belíssima apresentação. E as prendas Isabelle Martins Vilella, do Felipe Portinho, e Ana Julia Camera, do CTG Sentinelas do Pago também deram um toque especial com a declamação de poesias. Encerrando a solenidade, a Presidente Josiane Bedin interpretou a música Ressureição, de Adão Quevedo.

Foto 3 Foto 1

Foto 4 Foto 7

Foto 20

 

Quem pode ter acesso às sessões da Câmara Municipal?

Todos têm livre acesso a Câmara Municipal, a casa do povo.

Até que ponto tenho acesso a informações diversas da casa?

Todos têm livre acesso a informações, conforme a Lei Federal de Acesso a Informação.

Quantos vereadores compõem a Câmara de uma cidade?

O número de vereadores deve ser proporcional à quantidade de habitantes do município. A Constituição estabelece que em municípios com até 15 mil habitantes podem haver 09 (nove) vereadores. Municípios que tem de 15 mil até 30 mil habitantes podem ter 11 (onze) vereadores. Municípios com mais de 30 mil até 50 mil habitantes podem ter até 13 (treze) vereadores. Marau, no entanto, segue tendo 9 vereadores.

Como são definidos os suplentes?

Os lugares conquistados em cada partido serão daqueles candidatos que alcançarem o maior número de votos. Já os demais, que não obtiveram um lugar na Câmara, serão proclamados suplentes. A classificação na lista de suplentes – ou seja, a designação de quem tem "prioridade" para assumir o posto de vereador caso haja necessidade – tem por base a quantidade de votos nominais que tenham recebido. Os suplentes são convocados na hipótese do vereador titular não tomar posse do mandato dentro do prazo legal, ou ter declarada a perda de seu mandato, ou ainda caso o titular se licencie.

Um vereador tem imunidade parlamentar?

Não. Vereador tem inviolabilidade. Essa inviolabilidade, como determina o art. 29, VIII da Constituição Federal, o protege por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do seu município.

O que é exigido para se candidatar a vereador?

Ser alfabetizado, ter nacionalidade brasileira, gozar o pleno exercício dos direitos políticos, estar listado eleitoralmente, ter domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano, ser filiado há mais de um ano a um partido político e ter no mínimo 18 anos (no dia da eleição).