Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Câmara Lixo Zero: diagnóstico aponta redução na produção de resíduos

Em pouco mais de dois meses de implantação do Projeto Lixo Zero, a Câmara de Vereadores já apresenta números significativos de redução na produção de lixo.
No início da semana, dias 04, 05 e 06, a embaixadora do Instituto Lixo Zero em Marau, Júlia Vanin, esteve fazendo o levantamento daquilo que já foi alcançado após a implantação das mudanças. Neste pouco tempo, já houve redução de 38% no total de resíduos produzidos, sendo que só no consumo de copos descartáveis a queda foi de 58% e de 32% no de garrafas.
“Muita coisa já mudou, mas o principal é a conscientização que nossos funcionários e vereadores estão tendo. Adotamos nossas canecas e nossas próprias garrafas de água. Os copos descartáveis que antes eram colocados na mesma lixeira dos demais materiais, contaminando todo o lixo, agora são devidamente separados daquilo que vai para a reciclagem. Com isso, felizmente, muito pouca coisa tem se produzido de rejeito e estamos alcançando a meta de desvio do aterro sanitário”, avalia a Presidente Josiane Bedin.
Além dos resíduos orgânicos estarem sendo armazenados em uma composteira própria, plásticos e papeis estão sendo devidamente destinados para reciclagem, sendo que já foram recolhidos 32,7 kg de papel e 10 kg de plástico. Destaque também para os coletores de materiais de escrita inutilizáveis, pilhas e baterias e eletrônicos, que assim que atingirem o limite também receberão a destinação correta.

Reciclagem

As ações implantadas na Câmara:

Reciclagem: papeis e plásticos serão armazenados em containers próprios e doados diretamente para catadores;
Compostagem: os resíduos orgânicos como cascas de frutas, café e erva-mate serão destinados para uma composteira onde tudo se transformará em adubo;
Lixeiras identificadas: as lixeiras que haviam em cada sala da câmara foram removidas. Agora apenas existem as lixeiras compartilhadas na cozinha, devidamente identificadas;
Resíduos especiais: pilhas, baterias e instrumentos de escrita, que precisam de uma reciclagem especial, estão sendo coletados de forma diferenciada para posteriormente receberem o destino correto;
Folhas para rascunho: documentos e folhas impressas deixaram de virar bolinhas de papel e estão sendo armazenadas em caixas para serem utilizadas como rascunho;
Copos de papel: os copos descartáveis de plástico estão sendo substituídos pelos de papel, que se decompõem naturalmente;
Canecas para uso interno: Copos descartáveis para bebidas quentes serão de uso exclusivo dos visitantes. Funcionários e Vereadores passam a utilizar sua própria caneca;
Purificador de água: para reduzir custos e diminuir o descarte de garrafas plásticas, a câmara investiu em um moderno purificador, que fornece água gelada e de qualidade.
Dicas de sustentabilidade: Nos banheiros e cozinha, algumas dicas para se evitar desperdício foram afixadas em locais de fácil visibilidade.

 

Quem pode ter acesso às sessões da Câmara Municipal?

Todos têm livre acesso a Câmara Municipal, a casa do povo.

Até que ponto tenho acesso a informações diversas da casa?

Todos têm livre acesso a informações, conforme a Lei Federal de Acesso a Informação.

Quantos vereadores compõem a Câmara de uma cidade?

O número de vereadores deve ser proporcional à quantidade de habitantes do município. A Constituição estabelece que em municípios com até 15 mil habitantes podem haver 09 (nove) vereadores. Municípios que tem de 15 mil até 30 mil habitantes podem ter 11 (onze) vereadores. Municípios com mais de 30 mil até 50 mil habitantes podem ter até 13 (treze) vereadores. Marau, no entanto, segue tendo 9 vereadores.

Como são definidos os suplentes?

Os lugares conquistados em cada partido serão daqueles candidatos que alcançarem o maior número de votos. Já os demais, que não obtiveram um lugar na Câmara, serão proclamados suplentes. A classificação na lista de suplentes – ou seja, a designação de quem tem "prioridade" para assumir o posto de vereador caso haja necessidade – tem por base a quantidade de votos nominais que tenham recebido. Os suplentes são convocados na hipótese do vereador titular não tomar posse do mandato dentro do prazo legal, ou ter declarada a perda de seu mandato, ou ainda caso o titular se licencie.

Um vereador tem imunidade parlamentar?

Não. Vereador tem inviolabilidade. Essa inviolabilidade, como determina o art. 29, VIII da Constituição Federal, o protege por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do seu município.

O que é exigido para se candidatar a vereador?

Ser alfabetizado, ter nacionalidade brasileira, gozar o pleno exercício dos direitos políticos, estar listado eleitoralmente, ter domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano, ser filiado há mais de um ano a um partido político e ter no mínimo 18 anos (no dia da eleição).