Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Vaguinho Daré é o novo Presidente da Câmara

O vereador Vaguinho Daré (PSB) é quem vai conduzir os trabalhos como Presidente da Câmara de Vereadores neste ano de 2024.
A mesa diretora foi eleita na última sessão de 2023 e ainda tem como vice-presidente Ademir Durante (MDB) e Secretário o vereador Jonas Sebben (MDB).
Os primeiros dias do ano novo tem sido de trabalho e organização. “Agora ainda é momento de recesso para os vereadores, mas a presidência e a parte administrativa e contábil do Legislativo funciona normalmente, inclusive com trabalho redobrado pra que se cumpra as obrigações de início de ano perante o TCE e Receita Federal”, explica o Presidente.

A primeira sessão plenária será no dia 05 de fevereiro, às 18h30min. “A gente sabe que 2024 é ano eleitoral e que, por isso, precisamos ter ainda mais atenção e responsabilidade na condução dos trabalhos, mas pretendo manter o diálogo e prezar sempre pelo respeito com os demais colegas e funcionários. Vamos trazer novos projetos e manter aquilo que já estava funcionando bem”, conclui Vaguinho.

WhatsApp Image 2023-12-28 at 10.16.29.jpeg

 

Quem pode ter acesso às sessões da Câmara Municipal?

Todos têm livre acesso a Câmara Municipal, a casa do povo.

Até que ponto tenho acesso a informações diversas da casa?

Todos têm livre acesso a informações, conforme a Lei Federal de Acesso a Informação.

Quantos vereadores compõem a Câmara de uma cidade?

O número de vereadores deve ser proporcional à quantidade de habitantes do município. A Constituição estabelece que em municípios com até 15 mil habitantes podem haver 09 (nove) vereadores. Municípios que tem de 15 mil até 30 mil habitantes podem ter 11 (onze) vereadores. Municípios com mais de 30 mil até 50 mil habitantes podem ter até 13 (treze) vereadores. Marau, no entanto, segue tendo 9 vereadores.

Como são definidos os suplentes?

Os lugares conquistados em cada partido serão daqueles candidatos que alcançarem o maior número de votos. Já os demais, que não obtiveram um lugar na Câmara, serão proclamados suplentes. A classificação na lista de suplentes – ou seja, a designação de quem tem "prioridade" para assumir o posto de vereador caso haja necessidade – tem por base a quantidade de votos nominais que tenham recebido. Os suplentes são convocados na hipótese do vereador titular não tomar posse do mandato dentro do prazo legal, ou ter declarada a perda de seu mandato, ou ainda caso o titular se licencie.

Um vereador tem imunidade parlamentar?

Não. Vereador tem inviolabilidade. Essa inviolabilidade, como determina o art. 29, VIII da Constituição Federal, o protege por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do seu município.

O que é exigido para se candidatar a vereador?

Ser alfabetizado, ter nacionalidade brasileira, gozar o pleno exercício dos direitos políticos, estar listado eleitoralmente, ter domicílio eleitoral na circunscrição há pelo menos um ano, ser filiado há mais de um ano a um partido político e ter no mínimo 18 anos (no dia da eleição).