Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Notícias

Solenidade homenageou marauenses

Foi com imensa alegria que a Câmara de Vereadores celebrou na noite de quarta-feira, dia 19, os 65 anos de Marau, através de uma homenagem muito especial a marauenses que fazem história pelo Brasil.
A Medalha Migrante Grande Empreendedor foi concedida a Gisela Marodim, Fabrício Fuga e Vandecir Mognon. A outorga foi criada através do decreto legislativo nº 004 de 11 de novembro de 2003, de autoria do vereador Lencaster Foresti, tendo como objetivo homenagear cidadãos nascidos em marau, e que se destacam em suas atividades empresariais, políticas ou comunitárias, exercidas em outros lugares, tanto no brasil, como no exterior.
A noite ainda teve uma participação especial: Ana Julia Poletto, a marauense do The Voice Kids, fez uma bela apresentação acompanhada do professor Ângelo Bedin.

Homenageados:

Gisela nasceu em Marau, no dia 27 de fevereiro de 1969. É filha de Ângelo Donzelli e Darcila Flores Donzelli. Casada com Rogério Marodim, com quem tem 2 filhos: Mateus Vinícios e Gabriel Henrique. Iniciou suas atividades profissionais como professora pré-primária na escola Herzelino David Bordin. Posteriormente trabalhou na caixa econômica e na empresa Fuga Couros.
A partir de 1987 iniciou sua carreira na área de comunicação, como locutora, produtora executiva e jornalista, tendo atuado nas rádios Alvorada e Mais Nova, em Marau até o ano de 2005. Atuou na fundação do jornal Correio Marauense, e como repórter e redatora em seus primeiros anos de atividade. Na região, atuou também na rádio Diário da Manhã, em Passo Fundo.
No ano de 2005 mudou para o vizinho estado de SC, para a cidade de Jaraguá do Sul. Naquela cidade atuou na rádio 105 FM e atualmente na Rádio RBN como comunicadora, produtora executiva e produtora de áudio. Também desenvolveu e desenvolve as atividades profissionais de mestre de cerimônias, assessoria de comunicação e marketing e produtora de audiovisual.

Realiza extenso voluntariado na cidade de Jaraguá desde o ano de 2005, junto a Associação Acácia de apoio à formação e desenvolvimento de lideranças jovens, e também junto à rede feminina de combate ao câncer, entidade que atende a mais de 10 mil pessoas anualmente em diversos setores. Fez parte do programa de prevenção e atualmente coordena o setor de comunicação da rede feminina e integra o conselho fiscal da entidade.

Vandecir é empresário rural, segundo dos três filhos de Luiz e Loraci Mognon. Nasceu em 22 de março de 1971. Casou-se na cidade de marau em 12 de fevereiro de 2000 com Yasodhara Rigo Mognon, também marauense, e tem duas filhas: Tiffany e Yasmin, hoje com 16 e 11 anos respectivamente. Ambas nasceram em terras goianas, porém foram batizadas em marau com os padrinhos locais.
Após ter concluído o colégio agrícola em Bento Gonçalves, iniciou a vida profissional na Perdigão agroindustrial no ano de 1990 onde exerceu sua trajetória profissional como técnico agrícola até 1997. Neste ano, a convite da empresa, mudou-se para Rio Verde, Goiás, para participar da implantação do projeto Buriti, um dos maiores projetos de integração na América Latina da época. Após implantação do projeto, atuou ainda como coordenador de qualidade supervisor de suinocultura até 2007. Na atuação como supervisor de suínos, sentiu nascer o grande sonho de ser integrado e ter a sua própria fazenda. Surgiu então, em 2008, a fazenda harmonia.
O projeto da granja sempre foi voltado à sustentabilidade. Com a visão de ampliar suas atividades para além da avicultura e suinocultura (atualmente com 200 mil aves e 5 mil suínos), conseguiu em 12 anos transformar a granja em fazenda, somando às atividades iniciais, a criação de gado, produção de energia através de biogás, plantação de eucaliptos, mogno africano e pesca esportiva.

Fabrício nasceu em Marau, em 31 de janeiro de 1971. É o caçula, juntamente com a irmã gêmea Patrícia, de um total de 8 filhos de Lídia Segat Fuga e José Fuga.
Em 1989, aos 19 anos, prestou vestibular e foi admitido no curso de administração da Feevale. Frequentava as aulas durante a noite e durante o dia trabalhava na Fuga Couros unidade de São Leopoldo. Durante este primeiro ano de faculdade, Fabrício iniciou o namoro com Fernanda leivas Pozzer, naquela época, residente em marau. No ano seguinte, em 1991, se dedicou ao aprendizado da língua inglesa, quando passou um ano morando na inglaterra, estudando inglês. Retornando ao brasil, retomou a faculdade de administração, o trabalho no curtume de São Leopoldo e o namoro com a Fernanda.
Fabrício concluiu a faculdade em 1997, ano em que se casou com a Fernanda na cidade de Santa Maria. Em 10 de março de 1997, recém-formado e recém-casado, seguindo o conselho de seu pai, mudou-se para Jales, situada no interior do estado de São Paulo.
Aos 26 anos, fabrício assumiu a construção do curtume de Jales e passou a auxiliar na administração da processadora de subprodutos na cidade vizinha Dirce Reis, conhecida como a graxaria sebo Jales. Depois de cerca de um ano de obras, em 4 de outubro de 1997, o curtume de Jales foi inaugurado.
Em 1998, o grupo fuga couros amplia ainda mais o ramo de atuação na região de Jales, adquirindo um frigorífico de carne bovina na cidade de Aparecida do Taboado, no estado vizinho de Mato Grosso do Sul. Mais uma empresa que solicitava a atenção de fabrício na administração. No ano de 2005, mais um desafio e uma conquista profissional: a inauguração da Fuga Pet, unidade destinada a fabricação de ossinhos de couro para cães, anexa ao curtume de Jales.
Hoje, há 23 anos radicado na cidade de Jales, Fabrício trabalha cerca de 11 horas diárias. Já se vê como um gaúcho-paulista, incorporando a cultura do povo que tão bem o recebeu, mas jamais esquecendo de sua terra natal.

 

migrantes