Ferramentas de Acessibilidade

Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS Câmara Municipal de Vereadores de Marau - RS

Notícias

Sessão Solene Italiana do Legislativo

Na noite da terça-feira, dia 20/06, aconteceu mais um momento marcante para a história do Legislativo marauense. Durante a Sessão Solene Italiana, realizada no Casa Camera Ristorante, foi prestada uma homenagem aos Corais municipais Santa Ccecília e Alegria Franciscana, que neste ano de 2023 completam 25 e 40 anos, respectivamente.
Contando com a presença do Vice-prefeito, Rui Gouvêa e demais autoridades, a a Presidente do Legislativo, Adriela Balotin Tonin, entregou a um representante de cada um dos corais, Roberta Bassani Federizzi e Oneida Polli, uma placa de agradecimento pelo belo trabalho que desenvolvem na difusão da cultura italiana e do canto coral.

Histórico Coral SSanta Cecília: A história do Coral SSanta Cecília, iniciou a partir de um pequeno encontro familiar na qual surgiu a ideia de se aproveitar o talento de alguns membros da família e despertar esta mesma aptidão adormecida dentro de outros tantos que tinham gosto pela música.

Dessa forma, em 19 de março de 1998 foi fundado o Coral SSanta Cecília, que uniu o encanto e o talento familiar dos descendentes da família de Silvio Confortin, com o de outras pessoas que sentem um mesmo apreço pela música e pelo canto coral.
O coral iniciou sob a regência da professora Terezinha Vargas, a Zoca, a qual por mais de duas décadas atuou junto ao coral.
O canto coral do grupo vem sendo expandido e graças ao apoio financeiro da Administração Pública Municipal, ao longo destes 25 anos, o coral se mantém e representa a cidade, participando de festivais, eventos artísticos, culturais, sociais, religiosos e educativos, em Marau e região, com um repertório eclético.
Com o intuito de continuar enchendo de música e harmonia os que nos rodeiam, além de contribuir com um pouco de felicidade aos que escutam, o coral ensaia semanalmente, sendo regido pelo Maestro Lucas Dalvit e conta com a participação de 18 integrantes.

Histórico Coral Alegria Franciscana: Em 1982 Frei Adelar Primo Rigo, reuniu um grupo de cantores para relembrar canções folclóricas italianas, iniciando assim a Semana Italiana. E no ano de 1983 esse grupo recebeu o nome de Coral Municipal Alegria Franciscana. É um coro misto que canta a quatro vozes. Apresenta um repertório de músicas religiosas, populares brasileiras e gaúchas. Porém, é na música folclórica italiana onde desenvolve a maior parte do seu trabalho com a pesquisa e propagação das canções trazidas pelos imigrantes italianos, inclusive na gravação do seu primeiro CD - “Marau e sua tradição italiana”, no ano de 1999. No ano de 2000 participou de uma turnê pela Região do Vêneto, Norte da Itália e em 2005 participou do XVII Cantapueblo na cidade de Mendoza-Argentina. Foi homenageado em 2007, pela Administração de Marau, pelos seus 25 anos. Gravou em 2010 o CD “Coral Mun. Alegria Franciscana Canta o Natal” evidenciando repertório natalino. O grupo é mantido pela Prefeitura Municipal de Marau. Sua regente é Maura Helena De Carli. Sua presidente é Roberta Bassani Federizzi. Os instrumentistas são Pedro Piccini (gaita) e Gentil Francischetto (violão) Chegar a 40 anos, mostra a maturidade de um grupo que conta com 25 coralistas que se dedicam voluntariamente na propagação do canto coral, participando de encontros de corais nos mais variados eventos de Marau e região.

169

57

140